eSocial ganha novas funcionalidades para empresas e empregadores domésticos
O eSocial vem se aprimorando e modernizando a cada dia. E desde 11/05, novas funcionalidades passaram a estar disponíveis aos usuários da ferramenta, tanto para empregadores domésticos quanto para empresas.
Veja as novidades:
Empregador Doméstico
1. Substituição de representante da unidade familiar – O empregador poderá registrar no sistema quando houver a alteração do representante do contrato de trabalho do empregado, por exemplo nos casos de falecimento do empregador em que o empregado permanece trabalhando para os demais integrantes da família, ou quando há um divórcio e o cônjuge que deixa a casa é o representante do contrato. Nesses casos, a ferramenta permitirá transferir a responsabilidade para outro membro da família. O antigo representante (quando possível) e o novo registrarão a mudança e o sistema fará as adequações do contrato.
2. Retificação da data de desligamento – Até então, se o empregador precisasse de retificar a data de desligamento, seria necessário excluir o desligamento e informar um novo. A partir de agora, é possível retificar a data, desde que dentro do mesmo mês.
3. Alteração manual na ferramenta de férias – Todas as férias devem ser informadas no eSocial, mas é possível que haja a necessidade de ajustes manuais na ferramenta de férias para incluir informações, como no caso de substituição do representante da unidade familiar. A ferramenta de férias passou a prever a possibilidade de modificação de períodos aquisitivos e dias já concedidos de férias.
Empresas
1. Baixar arquivo XML na tela do módulo Web Geral – Os arquivos XML dos eventos exibidos na tela do Web Geral poderão ser baixados com um clique. A funcionalidade é útil para os usuários que necessitaram utilizar o módulo em contingência e precisam sincronizar seus softwares com os dados transmitidos. Esta funcionalidade não substitui a ferramenta que permite baixar todos os arquivos XML da empresa, em lote, que será disponibilizada em breve.
2. Fechamento de folha de forma assíncrona no módulo Web Geral – A partir de agora, qualquer empresa poderá efetivar o fechamento da sua folha de pagamentos utilizando o Web Geral, independentemente do seu porte. O procedimento se dará de forma assíncrona, ou seja, por meio de solicitação e retorno para buscar o resultado.
Fonte: site eSocial
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!